Por Juan Pablo Mayorga
(CNN) - Os actos criminosos dos líderes quando as autoridades públicas se tornaram um tema de interesse por causa de sua indiferença aparente: sorriso, são organizadas ou desafio à imprensa.
Analistas identificam a psicopatia e narcisismo ao comportamento de chefes como "Esquilo" e "La Barbie" em suas apresentações ao público depois de ser capturado. Estes são alguns dos mais comentou:
Ramiro Wells, "A Molca"
Durante sua apresentação, Ramiro Gonzalez Pozos, O Molca, caiu de um blindado da polícia federal, com um sorriso.
O fundador e alegado líder da Resistência organização criminosa, coincidiu com outro comportamento visto em seus antecessores, era mais grave na entrevista conduzida por agentes da Polícia Federal, gravadas e posteriormente liberado para a mídia.
Esse recurso poderia ser explicado pelo narcisismo de alguns patrões, de acordo com um psicólogo especializado em transtornos mentais, Feggy Ostrosky.
"A reação assim (sorrindo) é estar no centro do foco, que é um elogio enorme para seu narcisismo", disse o autor do assassino Minds. "Isso é o que estamos mostrando:" Não importa, eu tirar sarro de você '".
Sandra Ávila "Rainha do Pacífico"
Sandra Avila Beltran foi detido em setembro de 2007. Sua reputação como uma das poucas mulheres a partir da cúpula da droga e como a família direta capos vários histórica Rainha inspirada canção do Sul, que foi trazido para a literatura e televisão.
A Rainha do Pacífico, como de fato ele é apelidado, é acomodado cabelo e constantemente sorrindo quando ela foi introduzida depois de sua captura. Em uma entrevista com autoridades, falou calma, levantando as sobrancelhas e balançando a cabeça com facilidade, enquanto dando a sua informação geral.
Embora um diagnóstico formal depende de uma análise completa do comportamento do paciente e outros criminosos Ávila tem características de um psicopata, como Ostrosky. "Psicopatas são narcisistas, eles são superficialmente encantador, são manipuladores, eles têm sentimentos de culpa porque seu cérebro está ligado de forma diferente."
"É um sorriso de orgulho", disse o pesquisador da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), "são poderosos. O poder é uma coisa fascinante para os seres humanos, e que mais poder sobre a vida ea morte ".
Edgar Valdez "La Barbie"
Outra capo que sorriu quando foi introduzido Edgar Valdez Villarreal, preso no final de agosto de 2010. Ele foi um dos 37 líderes mais queria, a Procuradoria Geral da República (PGR).
A Barbie, apelidado por seus olhos azuis e cabelos loiros, também mostrou uma cara séria no vídeo de seu interrogatório por agentes da Polícia Federal.
Comportamento Valdez Villarreal também pode ser explicado como um alívio resultante da sua prisão, de acordo com Martin Barron.
"O fato de que estamos a seguir e perseguido sentado causa uma depleção significativa, para o momento da parada pode ser apenas um lançamento", disse o pesquisador. "É como dizer 'eu sou livre, eu acabei como um dos que me matado."
Salvador Martinez, "O esquilo"
Durante sua apresentação nas instalações da Marinha, Salvador Martinez Escobedo, apelidado de O esquilo, não apenas sorriu, mas levantou o cotovelo do braço apontando para a câmera, que no México pode ser interpretada como um insulto.
Martinez é acusado de ser o chefe dos Zetas no nordeste do México e mentor do massacre de 72 imigrantes ilegais cujos corpos foram encontrados em valas comuns em San Fernando, Tamaulipas.
Para o criminologista Martin Barron, um pesquisador do Instituto Nacional de Ciências Penais (INACIPE), o mais impressionante é que a atitude ea magnitude das acusações contra Martinez não combinar com sua aparência.Altura é mais curta e mais fina do que outros capos (cerca de 1,60, de acordo com o PGR), que também poderia ser uma explicação para o seu comportamento, de acordo com a Barron.
"Uma pessoa com uma estatura pequena pode ser ainda mais violenta, como forma de compensar sua fraqueza física", disse Barron para CNNMéxico
Fonte: CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário